Saúde





Angélica conta segredo para manter a boa forma: PILATES



Qual o segredo para chegar bem aos 40? A apresentadora Angélica contou para o Canal F como faz para manter a forma em dia.
“Procurei uma nutricionista pra organizar minha alimentação, porque fiquei um ano e meio sem malhar, só comendo, curtindo essa coisa de mãe. Mas agora eu voltei um pouco à realidade. E é isso que eu estou fazendo: pilates, corridinha às vezes e me cuidando um pouco, assim, me alimentando melhor”, conta.
".De duas a três vezes por semana eu estou conseguindo fazer. Uma forma de botar pra fora  o cansaço e de botar o corpitcho em dia", destaca.


 Faça o treino de pilates que desenhou a barriga da loira
 Por Marcia Di Domenico| Colaborou Isabela Flórido PARA A BOA FORMA
1. Inicial
Lilian Vidal, instrutora da Angélica, mostra a seguir oito movimentos que a loira faz e que são ideais para fortalecer e esculpir o corpo, principalmente o abdômen. Esta aula é para praticantes de nível intermediário ou avançado. Se você é iniciante no pilates, não faça os exercícios 6 e 7 até se sentir familiarizada com a bola.      

 Produção: Ana Hora e Giulia Hora Roly. Cabelo e maquiagem: Regiane Celye. Modelo: Lilian Vidal. Top e slip2,

 2 Agachamento com a bola nas costas

Em pé, com as pernas abertas na largura dos quadris, os braços esticados à frente na altura dos ombros e a bola apoiada entre a parede e a lombar (a). Expire, rolando o tronco na bola até flexionar os joelhos a 90 graus (b). Sustente por 10 segundos e volte lentamente à posição inicial, inspirando.



Faça 10 repetições.

  3 Rolamento por baixo com pés sobre a bola

Deitada, apoie uma perna flexionada sobre a bola e mantenha a outra estendida para o alto (a). Expire, elevando lentamente os quadris sem deixar que a bola role para a frente(b). Sustente a posição pelo tempo de uma inspiração profunda e desça expirando e desenrolando a coluna, da cervical até a lombar.

Faça 6 repetições e repita com a outra perna estendida.

4. Elevação lateral com a bola entre os pés

Deitada de lado, segure a bola entre os pés com as pernas estendidas (a). Eleve as duas pernas na lateral (b), expirando, e desça inspirando.

Faça 8 repetições e repita deitada do outro lado.

5.Abdominal com a bola  entre os pés

Deitada de barriga para cima, estenda os braços ao longo do corpo e flexione as pernas, segurando a bola entre os pés sem encostar no chão (a). Leve as pernas para o alto ao mesmo tempo que eleva o tronco o máximo que puder, expirando (b). Permaneça nessa posição até terminar a expiração. Desça inspirando e desenrolando a coluna.

Faça 10 repetições.
6. Rolamento por cima com a bola entre as mãos
Deitada com as pernas estendidas e unidas, eleve os braços na altura do peito, com as mãos segurando a bola (a). Expire e eleve o tronco ao mesmo tempo que eleva a perna direita, até que o pé encontre a bola (b). Desça o tronco e a perna simultaneamente, inspirando.

Faça 6 repetições e repita subindo a outra perna.
7.Flexão de braço com a bola entre as pernas
  Deitada com o abdômen apoiado na bola, os braços estendidos à frente e as pernas unidas, deslize o corpo de modo que a bola role até os pés. O tronco tem que ficar reto, as pernas unidas e os braços estendidos na largura dos ombros, com as mãos espalmadas no chão (a). Quanto mais perto dos pés a bola estiver, maior a dificuldade. Inspire, flexionando os cotovelos e descendo o tronco (b), e expire esticando novamente os braços. Contraia o abdômen para alinhar as costas com os quadris e não deixar a bola se mover. 

8.Cume

Deitada com o abdômen apoiado na bola, os braços ligeiramente estendidos à frente e as pernas unidas, deslize o corpo de maneira que a bola role até os pés. O tronco tem que ficar reto, as pernas, firmes e unidas e os braços, estendidos na largura dos ombros, com as mãos espalmadas no chão (a). Eleve lentamente os quadris com as pernas esticadas (b), expirando, e volte à posição inicial inspirando.
Faça 5 repetições.
 9. Alongamento
Sentada na bola, estenda as pernas, apoie os calcanhares no chão e deixe a ponta dos pés voltada para cima. Incline o tronco à frente até tocar a ponta dos pés (a). Segure por 20 segundos, respirando, e volte à posição inicial. Em seguida, com a lombar apoiada na bola e os pés inteiros apoiados no chão, estenda os braços para trás, tentando tocar o chão com a ponta dos dedos (b). Segure por 20 segundos, respirando, e volte à posição inicial.

Alterne 3 repetições de cada movimento





Eu já estou fazendo...E você!!!!!!!!!!!!
Bjim
Post em 16/01/2014


Ação do Pilates na Fibromialgia


A Fibromialgia é uma doença do sistema nervoso central que afeta, na maioria, mulheres acima dos 30 anos. Caracterizada por dores musculoesqueléticas e tendinosas, de forma generalizada difusa e crônica. Apresentando ainda fadiga, rigidez matinal, sono perturbado, ardência, dor em pontadas, cãibras, sensação de inchaço, cefaléia, enxaquecas, dores abdominais, constipação. Não são encontradas anormalidades bioquímicas, imunológicas ou anatômicas em seu diagnóstico.


 

Não existe uma causa definida para o aparecimento da fibromialgia, podendo ser proeminente do sono prejudicado, alterando funções fundamentais como a produção de serotinina e outros neurotransmissores provocando mudanças de humor, desanimo, maior sensibilidade aos estímulos dolorosos, e que também pode está relacionado a diminuição do fluxo sanguíneo nos músculos e tecidos afetados pela fibromialgia. Podendo está relacionada a alguma forma de depressão e ansiedade podendo ser também premonitória de psicose e hipotireoidismo.


 

O tratamento medicamento se da com analgésicos e antidepressivos que agem sobre a serotonina.

        Esses são os pontos dolorosos que podem indicar uma possível fibromialgia

 



Pela observação dos pontos acima identificados evidencia-se a importância da prática de atividade física visando condicionamento muscular e amplitude de movimento articular.

O método Pilates, por sua vez, age como grande aliado em casos de Fibromialgia. Pois o fortalecimento e alongamento muscular estão presentes em todos os movimentos de forma holística, suave e progressiva, respeitando a fisiologia e biomecânica articular. Em conseqüência de exercícios direcionados podemos observar a diminuição da dor, melhora na amplitude de movimento e flexibilidade e melhora na capacidade de concentração e execução das atividades de vida diária, como conseqüência uma melhor qualidade de vida. Também devido as técnicas de respiração e movimentos fluidos e centralizados vai promover o relaxamento e diminuir a tensão muscular. Devido a liberação de hormônios e neurotransmissores, após a primeira aula, já se pode ter uma sensação de bem estar e melhora do sono. Podendo ser diminuída a dosagem de medicamentos.

Clarice Gonçalves Torres de Sousa
CREFITO: 111354



Diagnosticada como fibromiálgica há 4 anos venho convivendo e aprendendo com a doença.a cada dia Consegui excelentes resultados com musculação e exercícios aeróbicos. Recentemente aderi ao pilates e trabalhamos o meu corpo por no mínimo 2 vezes na semana. Percebo que a atividade associada a um trabalho intenso com a minha respiração tem proporcionado um grande bem estar para o meu organismo.
No pilates, exercito e alongo todos os meus músculos de forma que as dores têm diminuído consideravelmente e que tenho dormido melhor.

Os músculos ganham força, a minha postura está mais adequada e ainda defino o corpo sem alterações bruscas em sua estrutura.

Com os exercícios na bola, aumento a minha flexibilidade e posso sentir um alívio nas dores difusas pela coluna e pelo meu corpo. O que contribui e muito para um melhor condicionamento físico e psíquico. Daí o motivo pelo qual recomendo.
Clarice Gonçalves Torresde Sousa atende na clínica FisioTorres de segunda a sábado, Agende o seu atendimento:
OFONE: 9934-8544
9905-2200
ESPECIALIDADE: FISIOTERAPIA E PILATES

Nenhum comentário:

Postar um comentário